sábado, 30 de março de 2013

O negócio é saber falar

                           Enquanto estava de férias com a família em Salvador, Pedro Fontinelli ouviu de Lucia:
                           - Papai, me dá uma folha dessas pra mim fazer um desenho?
                           Fontinelli era um famoso jornalista ítalo-brasileiro.  Havia feito história em jornais dos dois países e não podia admitir estes erros vindo da filha de um homem das palavras. Preocupou-se e urgentemente teve de corrigir:
                           - Pegue aqui, querida. Mas não se diz pra "mim fazer", se diz "pra eu fazer". Mim não conjuga verbos.
                           Lucia, não se preocupando em saber "falar certo", mas em fazer desenhos decentes, mostrou o que aprendera com o pai: 
                           - Não foi o senhor quem disse que ninguém fala erradamente e que todas as língua é certa?
                           Pedro Fontinelli era o único que não achava aquilo divertido. Sua esposa e os filhos gargalhavam com os erros da garota, até anotavam os mais originais. Tratou de explicar à Lucia:
                           - Sim, eu disse isso. - Quis explicar de um jeito  fácil, gesticulava com as mãos -  A língua é  única, mas pra ser bem entendida, você tem que saber falar corretamente.
                           Lucia sorriu da ingenuidade de um homem tão mais velho que ela. Quis mostrar que assim como ele, ela também era uma pessoa de bons modos linguísticos:
                           - Não se preocupe, papai. Eu sabo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário